Reciclagem é destaque nas oficinas de sustentabilidade dos núcleos Petrobras

O Projeto Primeiro Saque oferece oficinas de sustentabilidade para crianças de 5 a 12 anos. Nesta fase, as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo e emocional, assimilando valores e comportamentos que tendem a levar para a vida adulta. O aprendizado sobre o destino correto dos resíduos, a importância da redução do consumo e a criatividade no reaproveitamento de materiais torna-se um passo essencial para formar cidadãos comprometidos com o futuro do planeta.

As oficinas de sustentabilidade oferecidas nos núcleos Novo Esteio e Guajuviras, patrocinados pela Petrobras, incluem o tema da reciclagem. Por meio de atividades integradas, as crianças aprendem sobre a importância da destinação adequada dos resíduos, e como cada pequena ação pode gerar impacto na preservação de recursos como água, solo e energia.  

Além do impacto ambiental, trabalhar a reciclagem no ambiente infantil fortalece habilidades socioemocionais. As crianças aprendem valores como responsabilidade, respeito e cooperação, além de desenvolverem criatividade e senso de comunidade. Essa formação vai além da preservação da natureza: contribui para o exercício da cidadania e para o engajamento em causas coletivas.

Ao investir no ensino da reciclagem para as novas gerações, projetos e escolas cumprem um papel social essencial: o de preparar crianças não apenas para o futuro, mas para atuarem no presente como multiplicadoras de boas práticas ambientais. Afinal, cuidar do planeta começa com pequenos gestos que, somados, geram grandes transformações.