Com apoio da Petrobras, Primeiro Saque oferece reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade

O Projeto Primeiro Saque oferece aulas de reforço escolar no turno inverso para crianças em situação de vulnerabilidade nas cidades de Esteio e Canoas. As atividades acontecem nos núcleos patrocinados pela Petrobras inaugurados em julho. O reforço é oferecido a todas as crianças que participam do projeto, com idades entre 06 e 12 anos.

Entre os benefícios do reforço escolar estão o auxílio no processo de alfabetização, a melhoria no desempenho, aumento do foco e concentração, comunicação mais direta com o professor, aumento da confiança do aluno, redução da evasão escolar, além das aulas serem divertidas e produtivas. “É uma necessidade que já havíamos observado desde a pandemia. Com as enchentes de maio de 2024, a situação se agravou na questão da aprendizagem, principalmente na alfabetização, afetando crianças e jovens”, destaca o coordenador do Primeiro Saque Matheus Triska.

As aulas de reforço escolar são elaboradas pela equipe multidisciplinar do projeto, envolvendo a coordenadora pedagógica, a psicopedagoga e professores. As disciplinas de português e matemática consistem na base no trabalho das aulas de reforço. Na matemática os números são trabalhados de diversas formas, além das operações básicas como soma, subtração, divisão, e multiplicação. Na língua portuguesa, o foco está na escrita, interpretação de texto, e incentivo à leitura. As atividades são pensadas de maneira articulada e integrada onde a criança aprende, reforça e usa a criatividade, desenvolvendo inúmeras habilidades.